domingo, 14 de agosto de 2016

Berne ou Bicheira - Como identificar, tratar e evitar

Cães de quintal, vez ou outra são atacados por esses parasitas inconvenientes que causam dor e muito incômodo.

O berne é a larva da mosca varejeira, que pousa nos cães e deposita um ovo. Este penetra a pele do cão e ali se aloja para comer sua gordura até eclodir. Uma vez que eclode, o casulo pode ser expulso pelo corpo do cão ou não.

A princípio o berne não faz mal ao cão mas abre caminho para suas colegas. A bicheira, que diferente do berne, causa grande dor ao cão pois literalmente come ele vivo se não for combatido a tempo de reverter a situação. A bicheira se multiplica muito rapidamente dentro da pele do cão e vai perfurando sua carne e comendo com uma velocidade assustadora. Dependendo da infestação pode matar um cão em poucos dias, literalmente comendo ele vivo.

Por se tratar de insetos muito nojentos, prefiro não incluir fotos nesta postagem. Mas sem fotos, como identificar cada um? Vamos lá.

O berne, uma vez instalado, forma uma pequena protuberância na pele do cachorro, Um caroçinho com um pequeno furo que é mantido aberto para que a larva respire. Pode estar em qulquer parte do corpo.  É uma larva que chega a quase 2 cm de tamanho. Ela tem micro espinhos que ficam presos à pele do cachorro contra a saída, Assim ela se mantém firme até a eclosão do casulo.

Como tratar o berne?

Existem 2 maneiras de remover a larva. 

A primeira, é espremendo. Mas cuidado ao fazer isso, Ela pode se romper e acabar por ficar um pedaço dentro da pele. Para fazer isso, é preciso um pouco de prática, mas com cuidado é possível removê-la. Use luvas. Passe os dedos sobre o caroço e sinta, abaixo da pele, onde ele termina, Esprema de baixo para cima. Prepare-se para fazer bastante força, pois o bichinho é duro na queda. Quando sair, procure manter seu rosto longe pois com a força que você exerce, o bichinho sai com muita pressão e literalmente voa longe. Uma vez removido, a pele do cão irá expelir um pouco de sangue. Limpe a região e passe ungüento para evitar que a bicheira encontre a porta aberta para entrar.  Em poucos dias o buraquinho se fecha e pronto.

A outra forma, mais limpa, para remover o berne é a administração de um remédio chamado CAPSTAR por 3 dias consecutivos. Ele mata a larva e uma vez morta o corpo do animal expulsa sem problemas.

A bicheira, é um grupo de pequenas larvas que chegam a 1 cm e é facilmente identificada pelo cheiro de carniça que deixa no cão e a pele úmida com a secreção que expelem para apodrecer a carne a ser comida, Se sentir esse cheiro, pare e procure em todos os cantos, patas, orelhas, lábios, ânus. Qualquer lugar é lugar. Normalmente ela aparece por conta de um ferimento ou cheiro de sangue. É comum que fêmeas no cio peguem bicheira na vulva.

O tratamento tópico da bicheira é muito complicado pois requer a remoção das larvas de dentro do cão. Além de uma tarefa desagradável para nós por causa do cheiro e também da profundidade que ela chega, é extremamente dolorida para o cão. 

Assim o melhor a fazer é recorrer ao CAPSTAR novamente, dessa vez, por 5 dias. Além do Capstar, você precisará limpar o local diariamente com soro fisiológico e fazendio curativo com ungüento até que a ferida feche completamente para evitar reinfestação.

Para evitar o ataque desses bichos nojentos, mantenha o local onde seu cão fica limpo e livre de cocô ou comida. Qualquer coisa que atraia moscas. Mantenha seu cão limpo com banhos regulares e investigue sua pele sempre que possível.

Espero ter ajudado!

Um abraço

Luciana Deo
Especialista em comportamento animal
House Dog

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário