sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Como Escolher seu filhote

Muitas famílias pensam em comprar um filhote de cachorro para amar e cuidar mas na hora da escolha, muitas pessoas são levadas pela emoção do momento e acabam comprando um filhote que não condiz com sua casa, família, ritmo de vida, personalidade entre muitos outros fatores que acabam desiludindo a família, magoando o cachorro, fazendo-o sofrer sem culpa e muitas vezes, levam ao abandono ou doação do peludo.

Por isso, escrevo este artigo com algumas dicas importantes que todo humano deve levar em consideração antes de term um peludinho em casa.

Filhotes, seja de cão, gato, porquinho da índia ou qualquer outro, demandam dedicação e paciência. Alguns mais, outros menos.

Para escolher seu filhote, você deve levar em consideração e responder algumas perguntas;

  • Por que você quer um bichinho de estimação?
  • Por quanto tempo você esta disposto a cuidar dele? 10 anos, 15 ou até mesmo 17 ou 18 anos?
  • Você esta disposto a passar noites em claro, cuidando dele quando ele ficar doente?
  • Sua paciência é ilimitada e está disposto a redecorar sua casa depois que ele destruir o sofá, as cadeiras e os tapetes?
  • Qual é a sua tolerância para limpar, xixi, cocô, diarreia e vômito?
  • Você terá tempo para brincar com ele mesmo quando você estiver muito cansado?
  •  Terá tempo para passear com ele todos os dias, pelos menos por 30 minutos, duas vezes ao dia?
  • Está disposto a passar a noite no veterinário quando ele comer alguma coisa que não devia?
  • Você irá ama-lo mesmo quando já estiver velhinho e não conseguir mais se levantar para receber você na porta?
  • Suas roupas são muito importantes para você que não podem ter pelos ou patadas sujas de terra ou pó?
  • Sua casa tem espaço suficiente para ele?
Essas são algumas perguntas que faço quando alguém me procura para comprar um cachorro.

Se você respondeu NÃO para qualquer pergunta acima, reconsidere ter um filhote de cachorro. Sim animais domésticos são como filhos. dependentes e carentes e são PARA TODA A VIDA DELE, principalmente cães. Talvez um gato seja uma boa opção para você pois são independentes, limpos, não sujam a casa de cocô e xixi, dede que tenham uma caixa de areia, não precisam passear na rua, e são muito limpos

Agora, se:
  • Receber amor incondicional
  • Carinho o tempo todo
  • Ter um companheiro para TODOS os momentos, bons ou maus
  • Ganhar uma lambida como representação de um beijo
  • Ter um amigo que não te julga, que não se importa se você tem dinheiro ou não
  • Ter uma festa te esperado todos os dias
são coisas que você procura, então um filhote de cachorro pode fazer parte da sua vida nos próximos anos.

Agora como escolher que raça comprar?

Minha primeira sugestão é a adoção. Existem muitos cães abandonados precisando de um lar. os Vira-latas, ou SRD (Sem Raça Definida) são cães muito inteligentes e leais. sabem expressar a gratidão ao seu dono sendo, muitas vezes comportado e calmo. Se esta for a sua escolha, procure as feiras de adoção em sua cidade ou ONGs de proteção animal. você pode visita-las escolher com calma seu novo amigo.

Mas se você quer um cachorro de raça, existem inúmeras opções para você escolher. Mas fique atento! Não compre cães na rua. você nunca saberá a procedência do pequeno e se ele tem alguma doença genética.

Existem muitos criadores irresponsáveis que cruzam irmãos, pais e filhos ou seja cruzam com co-sanguinidade. Isso gera o enfraquecimento genético e predispõe o cachorro a doenças graves.

Procure um canil certificado que lhe ofereça o pedigree do cachorro, atestado de saúde ( carteira de vacinação), microchip e garantia.

Visite o canil em questão e observe atentamente as condições de higiene do local, como os cães são cuidados, onde dormem, o que comem e principalmente como o criador trata os cães quando te mostrar os filhotes. faça perguntas especificas sobre os pais, sua origem, etc. Investigue. procure referências de pessoas que já compraram com este criador. Peça a ele o telefone de 2 ou 3 clientes. se ele negar, desconfie.

Assim que encontrar o canil ideal, vamos à escolha do filhote:

Macho ou Fêmea? Os machos tem por instinto marcar território, fazendo xixi em todos os cantos que encontrar. Se você tem quintal onde ele possa se "expressar" livremente, vá em frente. As fêmeas entram no cio a cada 6 meses em média. 

Não se iluda que a castração vai acalmar o cachorro. Isso é lenda!!!! ele não vai parar de marcar território pode ser castrado. o comportamento e temperamento de seu cão são fatores hormonais que são resolvidos com a castração!

O temperamento do cachorro já é visivel no segundo mês de vida. Os mais quietos, serão adultos calmos e os mais excitado, serão adultos agitados. Isso não muda! então escolha a melhor opção para você, sua família e seu espaço.

Pesquise sobre as raças antes de sair de casa. se você ou seu filho pegar um filhote no colo, o amor será instantâneo e você corre o risco de fazer uma compra errada.

Faça uma lista de suas opções. Separe por tamanho, pelagem, e trabalho da raça. Sim trabalho! Por exemplo, Rottweilers são cães de guarda e não de ataque, como muitas pessoas pensam. O Golden Retriever é um cão de recolhimento de caça, o Beagle é um farejador de raposas, o Doberman é um cão de ataque, o Dog Alemão, de guarda e assim como esses todas as raças forma criadas para um tipo de trabalho. isso determina o comportamento, os instintos, o temperamento básico, e a graduação de dependência dele à você.

Uma coisa é unanime para qualquer cachorro. TODOS PRECISAM DE UM LIDER que determina os limites e coloca o cão em sua posição na matilha. Sim para ele, sua família é uma matilha e se você ou alguém não impuser a liderança ele o fará e se isso acontecer, ele vai tomar o sofá como dele e ninguém irá tira-lo de lá!

Eu poderia escrever 1000 linhas de texto para falar de cada raça, mas a tarefa de escolher a raça ideal é sua. a Internet está recheada de informação sobre cães. Assim, cabe a você pesquisar tudo que for possível antes de decidir comprar um cachorro ou qual a raça ideal para você.

Se precisar de mais orientação, deixe seu comentário e terei prazer em ajudar.

Um abraço!

Luciana Deo
Especialista em Comportamento Canino







Nenhum comentário:

Postar um comentário