quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Meu filhote não faz xixi e cocô no local certo. O que fazer?

Olá pessoal.

Muitas pessoas ligam na House Dog, em busca de adestramento para ensinar seu filhote a fazer xixi e cocô no local certo. Porém, muitas vezes o filhote ainda não está com o ciclo de vacinação completa e não pode sair de casa para treinar e se acostumar a fazer suas necessidades na rua. 

Os donos desses filhotes nos pedem que o adestrador vá ate a casa para ensinar o filhote a usar o tapete higiênico ou o jornal, num determinado lugar da casa.

Acontece que, ensinar um filhote a fazer suas necessidades num único lugar depende de tempo e dedicação quase que integral e por melhor que o adestrador seja, ele só terá uma hora, duas ou três vezes por semana para fazer isso.

Só que seu filhote não espera! Ele sente vontade e pronto! Faz onde estiver e o resultado pode ser frustrante para o dono e para o adestrador. E o pior, o cachorro pode não aprender como desejado e por medo de repreensão, acaba "escondendo" o cocô e iniciando um ciclo ainda mais difícil de resolver: a Coprofagia - distúrbio que leva o cachorro a comer suas fezes ou de outros cães.

Escrevi este artigo para orientar os donos destas bolinhas de pêlo fofas e cheias de amor a ajudar seu pequeno a entender a hora e o local adequado para suas necessidades.

Então, seguem algumas dicas importantes que nenhum canil ensina na hora de vender um filhote:

Seu filhote não sabe segurar a vontade. Isso mesmo! assim como os bebês humanos, que fazem xixi e cocô sempre que têm vontade, os filhotes de cachorro não sabem segurar a vontade. Por isso, muitas vezes, no meio da brincadeira ou da excitação, ele faz aquele xixizinho básico no tapete.... Este é o palco principal do aprendizado, tanto do dono, como do filhote.

Assim como os bebês humanos, os cães filhotes são uma fabrica de xixi  e cocô. O que entra, tem que sair. Certo? Então comece a prestar atenção ao tempo que leva entre a tigela de água e comida, até as necessidades. Faça isso quando estiver em casa e se não estiver, peça para alguém fazer. Pode ser aos finais de semana, mas neste caso tenha paciência com ele. Cronometre o tempo que ele leva para fazer xixi, logo depois que bebeu água e o tempo que leva para fazer cocô logo depois que comeu. Marque numa tabela. 

Faça isso, 3 a 4 vezes. você verá que na maioria das vezes ele irá fazer suas necessidades depois de mais ou menos 20 minutos. Pode ser mais, ou menos, mas ele tem um tempo certo para processar a água e a comida.

Quando você tiver uma boa noção desse tempo, comece a levar seu filhote para o local onde quer que ele faça suas necessidades e espere para tirar ele de lá até que tenha feito tudo que precisa. Quando ele terminar, recompense-o com elogios e carinho. Não dê petiscos a ele para não reiniciar o ciclo do cocô e não viciá-lo com guloseimas como recompensa. Mas guloseimas, serão alvo de outro artigo.

Tenha paciência nesse processo. Você demorou quase 2 anos para tirar a fralda! Ainda bem que os cães aprendem mais rápido. Algumas semanas serão suficientes para ele começar a ir sozinho para o local determinado.

Durante o processo, enquanto ele ainda fizer no local errado, procure limpar o local onde ele fez o xixi e cocô para tirar o cheiro e evitar que ele volte para esse ponto indesejado, Limpe com um papel, depois passe vinagre para eliminar o cheiro.

Ainda durante o processo de aprendizagem, quando ele já estiver indo sozinho para o local, pode acontecer de não dar tempo e ele acabar por fazer ali mesmo. Não dê bronca!. Leve-o imediatamente para o espaço desejado,para que termine no local certo.

Evite brincar com ele logo depois que ele comer ou beber água. A excitação pode leva-lo a não segurar o xixi. Quem nunca fez xixi na calça de tanto rir?

Normalmente o cachorro dá sinais de quando vai fazer cocô. Ele fareja o chão, anda em círculos pequenos e abaixa o quadril. Quando perceber esse movimento, leve-o para local desejado.

Se for a área de serviço, ou o banheiro, use um portãozinho para cães. Daqueles que prende no batente. Não feche a porta. Ele não deve se sentir excluído durante esse processo não deve achar que suas necessidades são motivo de castigo. 

Lembre-se sempre de recompensá-lo com CARINHO e ELOGIOS depois que fizer certo. NUNCA com petiscos.

Os cães aprendem por condicionamento, ou seja por condição. E condicionamento demanda tempo e paciência.

O QUE FAZER SE NÃO FICA NINGUÉM EM CASA DURANTE O DIA?

Procure alimentá-lo antes de sair de casa para o trabalho. Sirva a comida dele antes de tomar banho ou café. Deve ser a primeira atividade do dia. Assim quando você estiver quase pronto para sair ele estará quase pronto para suas necessidades.

Durante o dia, ele não pode ficar sem água, então o xixi será inevitável. Escolha um local da casa onde ele possa circular livremente com algum espaço - por exemplo - Área de Serviço e Cozinha. Coloque os potes de água e comida o mais longe possível do jornal para não condicioná-lo a comer perto de onde defeca. Afinal, você não faz suas refeições no banheiro, certo?

Sempre que possível, remova o cocô, depois que ele saiu do local, para não encoraja-lo a comer para esconder de você. Não grite com ele por causa do cocô. Tem que ser natural para ele como é para nós.

Durante a noite, o processo é parecido. Sirva a comida dele logo que chegar em casa. Assim dará tempo para ele fazer o cocô antes de você ir dormir.

Depois que ele fez tudo que tinha pra fazer, brinque com ele, faça-o gastar energia e se movimentar. Isso estimulará que ele faça mais um pouco de xixi e cocô antes de dormir, "economizando" sua casa durante a noite. além disso ele ficará cansado e dormirá por mais tempo.

Se você tem alguma dúvida sobre o comportamento do seu filhote, entre em contato através do formulário de contatos do blog ou comente neste post. Será um prazer ajuda-lo!

Um grande abraço.

Luciana Deo
Especialista em Comportamento Canino
House Dog

Nenhum comentário:

Postar um comentário