Dicas para seu Cão


PULGAS - o que é e como combater

O que é uma pulga?

São pequenos insetos, de cor castanho-escuro, sugadores do sangue de mamíferos que acometem principalmente cães e gatos, mas podem ocasionalmente acometer humanos. Têm três pares de patas, sendo que o último é mais desenvolvido para o salto.

Do que se alimentam?
Tanto as fêmeas como os machos alimentam-se exclusivamente do sangue que sugam através da pele do cão.

Onde vivem?
Em uma parte do seu ciclo, vivem sobre a pele do mamífero, preferencialmente nas regiões dorsal, lombar, abdominal e perineal. A outra parte do ciclo ocorre no meio ambiente, onde se reproduzem.

Como Chegam à minha Casa?
Basta 1 pulga para iniciar uma infestação. Seu cão ou gato podem pegar na rua, no quintal, e em qualquer lugar por onde podem ter passado gatos, ratos ou até mesmo outros cães infestados. Assim, na volta de um passeio no parque ou na rua, seu amigão pode trazer este parasita indesejável, incômodo e perigoso para sua casa.

Quantas espécies de pulgas existem?
Existem cerca de 2.000 espécies diferentes.

Qual é a espécie mais comum?
Ctenocephalides felis felis é a mais comum, tanto em gatos como em cerca de 90% dos cães.

Como a pulga pode afetar o cão?
De várias formas:
Podem causar coceiras e dermatite, como reação alérgica à saliva das pulgas.
Quando a infestação é muito grande, pode provocar anemia e morte dos animais jovens.
São transmissores de outros parasitas, como o Dipylidium caninum.

Como se transmitem?
Um cão pode pegar pulgas através do contato direto com outro animal infestado ou quando permanece em locais onde estiveram animais com pulgas.

Existe algum risco para a família?
Sim, as pulgas são transmissoras do verme Dipylidium caninum, parasita que é ingerido pelas pulgas quando estão em sua forma larvar. Este parasita pode ser ingerido pelos cães infestados por pulgas, pois quando se coçam com a boca acabam ingerindo as pulgas inteiras e dentro delas o Dipylidium caninum. Crianças também podem se infectar ao entrar em contato com pelos e fezes de cães infectados. É, portanto, uma zoonose.

Como posso saber se o meu cão tem pulgas?
Ao se passar a mão contra o sentido do pelo podemos observar a pulga e/ou os seus excrementos que parecem pequenos pontos negros.
Se o cão desenvolver uma alergia à picada de pulga vai apresentar coceira intensa e mostrar-se inquieto e, mais tarde, poderão aparecer lesões cutâneas (principalmente na região do dorso, junto à base da cauda), como a perda de pelo e feridas, causadas pelo autotraumatismo. Mesmo após eliminar as pulgas, o cão pode apresentar coceira por mais de um mês, até que seu organismo esteja livre de qualquer resíduo da picada da pulga

Como é o ciclo de vida da pulga?
As fêmeas põem cerca de 30 a 50 ovos por dia. Destes ovos nascem as larvas que, após passarem por três mudas consecutivas, se transformam em pupas. As pupas permanecem latentes até que surjam condições ambientais propícias. Quando essas condições favoráveis se reúnem, as pupas transformam-se em pulgas adultas.

Quanto tempo dura o ciclo de vida da pulga?
Se as condições ambientais forem propícias, como ocorre no verão, o ciclo pode completar-se em cerca de 15 dias. No entanto, em condições adversas, como no inverno, a duração pode alargar-se por até um ano.

Onde podemos encontrar as pulgas dentro de casa?
Grande parte do ciclo de vida da pulga desenvolve-se no solo, no chão, em mantas, colchões, sofás, etc. Consequentemente, a higiene numa casa com cães deve ser constante e minuciosa, utilizando produtos específicos nos cães e no ambientem cortando seu ciclo de vida.
Embora não seja uma tarefa fácil, é possível acabar com as pulgas em poucos dias. Mas é necessário atentar-se ao ciclo de vida delas para ter a certeza que não haverá re-infestação.

Que produtos Utilizar?
Existem muitos produtos disponíveis no mercado para o combate à pulga que devem ser utilizados com cuidado e sempre quando não houver animais e crianças em casa:

Na Casa: Você pode utilizar venenos como BUTOX, e TRIATOX, que são eficientes contra pulgas. - a Pulverização deve ser feita 1 vez por semana por pelo menos 3 semanas, assim estará atingindo todo o ciclo de vida da pulga que está no ambiente.

No Cão: a primeira providência é dar a ele um comprimido de CAPSTAR - Ele mata as pulgas do corpo do cão ou gato em 15 minutos e seu efeito residual fará o mesmo com as pulgas que estiverem em sua casa que o picarem. Depois do Capstar, a utilização de um produto aplicado no dorso do cão ou gato, dará a ele proteção por 30 dias. Lembre-se não ha proteção que garanta que uma pulga não suba em seu amigo. o efeito esperado é que com a picada ela morra pois o sangue do cachorro terá a substância que mata este parasita. 

Existe atualmente um produto muito eficaz com duração de 90 dias. É o BRAVECTO - um comprimido que você dá a seu cachorro e em poucas horas ele estará livre de pulgas e carrapatos.

Na Família: Vermifugue todos 1 vez a cada seis meses, Humanos, Cães e Gatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário